sexta-feira, 3 de abril de 2009

Qual a importância do valor na vida e na sociedade?

A partir da discussão em sala de aula, fizemos o seguinte questionamento: qual a importância do valor na vida e na sociedade? Baseamos nossa resposta na afirmação de que somos seres sociais e por isso precisamos de regras para viver em harmonia, mas antes existem os valores para dar um sentido à nossa realidade.
Sem os valores não saberemos classificar os objetos e nossas ações em boas ou ruins, além disso, cada um carrega seus valores ao longo da história e, para a formação dessas regras é preciso deixar de lado o individualismo e priorizar os valores comuns à sociedade, embora, em alguns casos, haja conflito de idéias.
Além disso, existe a “agregação de valores” no qual meios como a hereditariedade, grupo de estudo e até mesmo meio de comunicação se torna vetores de tais valores no qual o indivíduo vai agregar, se for válido para o mesmo, ao seu conhecimento. Assim, é impossível separar a educação do valor, pois este é essencial para a formação do ser pensante. Nas escolas os alunos aprendem infinitos conhecimentos que, quando ligados aos valores de cada um, há o estímulo à criatividade e a dúvida.
Uma sala de aula é o maior exemplo que se pode pensar com relação à agregação de valores. É necessário usar uma “peneira imaginária” para selecionar que tipo de valores poderemos agregar e levar para o resto das nossas vidas, pois na sala de aula é exposto um grande número de valores ainda a serem lapidados pela figura do professor. Para tal modificação é necessário desenvolver um trabalho reflexivo que esclareça os valores da educação.

5 comentários:

Rosa-Lia disse...

Interessante será assistirem o filme Entre os Muros da Escola.

Rosa-Lia disse...

Coloquem o nome da equipe e mais uma vez parabens!!!!

Ato e Efeito disse...

Olá! naum eh pq faço parte desse blog, mas ta legal as postagens, gostei da "peneira imaginária" hehehe bjus

Yuri Lima disse...

O valor das características morais transmitidos aos alunos proporciona uma ligação direta entra a escola e a vida. Através da interação com colegas de turma e o simples convívio com os professores estimulam nos alunos, mesmo que sem perceber, condutas cooperativas entres os grupos. Os professores são responsáveis por fornecer ferramentas para que os alunos possam distinguir “o valor dos valores” e esses serem incorporados à formação intelectual do individuo, contribuindo para que os mesmos adquiram um senso de ética.

PS: Galera criativa desse blog! dei mó valor! hehehe

Anônimo disse...

How To Play Basketball In VR - Videosl
Basketball is a basketball simulator that gives players control over the youtube downloader pace of the game and gives players the chance to win big. The aim is to be as